ExxonMobil distribui 25 toneladas de comida para deslocados internos em Cabo Delgado

MAPUTO, Mozambique – ExxonMobil Moçambique, Limitada (ExxonMobil) anunciou a aquisição e subsequente doação de 25 toneladas de comida em apoio aos deslocados internos em Cabo Delgado. Os bens adquiridos através dos produtores locais nomeadamente, Associação Búfalo Ferido na província de Gaza e da organização NIA na província de Niassa em parceira com a VAMOZ, uma organização de voluntários da sociedade civil.
  • 25 Toneladas de arroz, farinha e feijão aos centros de deslocados internos em Cabo Delgado
  • 100 Bicicletas doadas a famílias deslocadas em Silva Macua, Mieze e Impire
A doação consiste de uma mistura de arroz, feijão e farinha e agrega ao apoio que a empresa tem providenciado as famílias impactadas no norte de Moçambique e será distribuída em coordenação com o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Rosco de Desastres (INGD) nos centros dos deslocados e nas casas comunitárias em Pemba bem como ao redores.

“A ExxonMobil trabalhou com parceiros implementadores da sociedade civil e do governo em apoio as iniciativas para responder as necessidades primárias das comunidades dos deslocados internos em Cabo Delgado.” Disse Jos Evens, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada “Continuamos a monitorar os desenvolvimentos nas áreas afectadas e endereçamos os nossos sentimentos as pessoas, famílias e comunidades impactadas.”

“Existe uma grande necessidade de bens de primeira necessidade tal como bens alimentícios e bens de chegada e por isso somos gratos ao apoio que recebemos dos parceiros tal como a ExxonMobil para apoiar na crise humanitária no norte.” Disse Cesar Tembe do Instituto Nacional de Gestão e Reducao do Risco de Desastres (INGD).

Para alem desta doação, a ExxonMobil em Parceria com a Mozambikes, doou 100 bicicletas para apoiar com as necessidades de transporte ligadas a deslocação as escolas e para actividades de subsistência e/ou de geração de renda ligadas a agricultura. Os beneficiários são 100 famílias que vivem nas comunidades de Mieze, Silva Macua e Impire e foram identificadas pelo parceiro implementador, Helpo, e os governos locais dessas localidades.

A ExxonMobil trabalha com parceiros implementadores para executar uma estratégia de assistência humanitária para endereçar as necessidades críticas que impactam os deslocados internos. A campanha, que ainda decorre, apoia os esforços da sociedade civil na resposta as preocupações crescentes resultantes do conflito que afecta a província.

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. A multinacional também detém de 60% de participação operacional nas bacias de Angoche (A5-B) e Delta do Zambeze (Z5-C e Z5-D) como parte da quinta ronda de licenciamento de Moçambique.
Para mais informações, visite o site: www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa pagina de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique