ExxonMobil Apoia a Formação Superior com Bolsas de Estudo para CTEM na UEM

MAPUTO, Moçambique – A ExxonMobil Moçambique, Limitada em parceria com o Centro de Coordenação de Género da Universidade Eduardo Mondlane (CeCAGe), ofereceu bolsas de estudo para cursos de licenciatura na área de CTEM para seis raparigas na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em Maputo.
  • 300 raparigas receberam formação para os exames de admissão aos cursos de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (CTEM)
  • 6 raparigas receberam bolsas de estudo completas para formação superior em CTEM na UEM

O programa implementado inclui a preparação para os exames de admissão à UEM, com vista a aumentar o número de raparigas nos cursos de CTEM. Até ao presente momento, a ExxonMobil beneficiou cerca de 300 raparigas, das quais 60 foram admitidas nas áreas de CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), sendo 42 na UEM e 18 em outras Instituições de Ensino Superior. Das 42 raparigas admitidas na UEM, 6 receberam bolsas de estudo para os cursos de licenciatura em Arquitectura e Planeamento Físico; Engenharia Informática; Quimica Industrial; Ecologia e Conservação da Biodiversidade Terrestre; Oceanografia e Matemática.

Em resultado da parceria entre a ExxonMobil e o CeCAGe da UEM, em 2023 cerca de 300 raparigas irão beneficiar-se de aulas de preparação para os exames de admissão aos cursos de CTEM.

“Estas mulheres representam o futuro de Moçambique - um futuro com um potencial surpreendente. Trabalho árduo, determinação e superação de obstáculos é o que trouxe estas candidatas até este ponto e o que ajudará a transformá-las em líderes do futuro. Uma educação é o melhor facilitador para desbloquear as habilidades, capacidades e o potencial de uma pessoa, e por isso é um pilar central da estratégia de investimento comunitário da ExxonMobil. Estamos entusiasmados para ver o que elas alcançarão no futuro!” Disse Arne Gibbs, Director Geral para ExxonMobil Moçambique, Limitada.

O Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, Magnífico Reitor da UEM partilhou que, “o apoio da ExxonMobil ao longo dos últimos 3 anos tem contribuído na elevação da percentagem de raparigas que ingressam aos cursos de CTEM e por isso apreciamos este gesto generoso de apoiar a formação das raparigas com a atribuição de bolsas.”

A ExxonMobil, uma das maiores empresas internacionais de energia e petroquímica de capital aberto, cria soluções que melhoram a qualidade de vida e satisfazem as necessidades de evolução da sociedade. Em Moçambique, a ExxonMobil detém um interesse indirecto de 25% na Área 4 da Bacia do Rovuma e irá liderar a construção e operação de futuras instalações de liquefacção de gás natural. Ademais, a companhia é também Concessionária e Operador, detendo um interesse participativo de 40 %= no Contrato de Concessão da Bacia de Angoche (A5-B). Visite: www.exxonmobil.co.mz ou faça gosto no nosso Facebook em https: //www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

Sobre a CECAGE

A UEM é a primeira instituição de ensino superior que institucionalizou a temática de género através da criação do CeCAGe em 2008, com a missão de coordenar e realizar investigação, acções de formação, advocacia e extensão com enfoque para a perspectiva de género, por forma a promover a igualdade de género na UEM e na sociedade.
Please visit: www.cecage.uem.mz or like us on Facebook at https://web.facebook.com/search/top?q=cecage%20uem