Área 4 Disponibiliza 270 Bolsas a Juventude em Cabo Delgado

A ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em nome da Área 4, anuncia o lançamento do Programa de Empoderamento Pessoal e Académico de Adolescentes (PEPA) em Palma, Cabo Delgado, implementado pela Tsemba Life.
  • 220 Bolsas de Estudo a atribuir a estudantes universitários e do ensino secundário
  • Bolsas de estudo de Educação e Formação Profissional Técnica (TVET) para 50 jovens de comunidades em Chiure, Balama e Montepuez

A iniciativa foi lançada junto com as autoridades governamentais locais, líderes escolares, sociedade civil e outras partes interessadas da comunidade, e a ocasião informou os objetivos e requisitos do programa. O programa, que apoiará um total de 270 alunos durante o próximo ano lectivo, visa reduzir as taxas de abandono escolar, bem como dotar os jovens com competências de vida para terem sucesso na sua vida pessoal e profissional.

Através da iniciativa, serão atribuídas aos beneficiários bolsas académicas para o ensino primário, secundário ou superior. 50 destas bolsas serão atribuídas à Formação Educacional Técnica e Profissional (TVET) nos institutos em Chiure, Balama e Montepuez e 20 a estudantes universitários.

"O futuro de Cabo Delgado está nas mãos da juventude de hoje. Este é um investimento crítico que proporcionará acesso à formação académica e desenvolvimento social aos jovens das várias comunidades", disse Arne Gibbs, Diretor Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. "A educação é um elemento fundamental da estratégia de investimento comunitário da Área 4, e continuaremos a trabalhar com os nossos parceiros, as autoridades locais e parceiros comunitários para apoiar um maior acesso à educação em Cabo Delgado."

O Programa de Bolsas de Estudo para Jovens da Área 4 para Cabo Delgado baseia-se na estratégia de investimento comunitário do Rovuma LNG para o distrito de Palma, que se centra na educação, saúde, agricultura e inclusão socioeconómica das comunidades de acolhimento circundantes.

"Estamos gratos pela colaboração das instituições de ensino que demonstraram vontade de colaborar com a Tsemba Life. O nosso objetivo é apoiar a educação de 270 jovens entre os 12 e os 25 anos em Cabo Delgado para aumentar as suas oportunidades para o futuro. ", disse Tina Mucavele, Gerente Geral da Tsemba Life.

Sobre a Área 4

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture detida pela ExxonMobil, Eni e China National Petroleum Corporation (CNPC), que detém uma participação de 70 por cento no Contrato de Concessão de Exploração e Produção da Área 4. Além da MRV, a Galp, a KOGAS e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. cada uma detém uma participação de 10 por cento na Área 4. A ExxonMobil lidera a construção e operação da liquefação de gás natural e instalações relacionadas em nome da MRV e a Eni lidera a construção e operação de instalações upstream.

Sobre a Tsemba Life

Tsemba Life CCS é uma empresa moçambicana cuja missão é de facilitar a transformação autêntica e positiva na vida das pessoas. A mudança é feita através da orientação (coaching) e formação para indivíduos e organizações, bem como na recolha e documentação de informação e conteúdos estratégicos que transformem vidas