ExxonMobil e NBA África lançam Jr. NBA League em Moçambique

Maputo, Moçambique – A ExxonMobil e a NBA Africa anunciaram o lançamento da nova Liga do Jr. NBA em Maputo que será operada pela Fundação Clarisse Machanguana (CMF), uma organização fundada pela antiga jogadora da WNBA e lenda do basquetebol moçambicano Clarisse Machanguana que capacita a juventude moçambicana através do desporto, educação e saúde.

• Ex-jogadora da WNBA Clarisse Machanguana e o campeão da NBA de 2009, Trevor Ariza, participam do lançamento
  • Iniciativa para beneficiar mais de 8.000 alunos

A nova Liga do Jr. NBA, que conta com 30 equipas de rapazes e raparigas com idade igual ou inferior a 16 anos, iniciou a sua temporada inaugural na Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo, com a presença da Machanguana e do campeão da NBA de 2009, Trevor Ariza.  A liga, que alcançará mais de 8.000 alunos este ano, incluirá jogos da temporada regular até agosto e culminará com os playoffs e finais em setembro.

A liga também incluirá clínicas de basquete só para meninas como parte do programa “Her Time to Play” da NBA, que oferece oportunidades para meninas e mulheres jogarem basquete e seguirem carreiras em coaching e liderança atlética, bem como sessões educacionais de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para meninos e meninas.

"A ExxonMobil está comprometida com o avanço e desenvolvimento das crianças através da educação STEM", disse o Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Arne Gibbs.  "Este programa reunirá a paixão pelo desporto enquanto promove a saúde e a importância da educação STEM para capacitar nossos jovens."

"Estamos entusiasmados em colaborar com a ExxonMobil e Clarisse Machanguana para oferecer experiências positivas de basquete a meninos e meninas que os ajudarão a se desenvolver como jogadores e líderes", disse Clare Akamanzi, PCA da NBA África.  "Esta nova liga Jr. da NBA vai basear-se na grande tradição do basquetebol de Moçambique e tornar o jogo mais acessível aos jovens de toda a comunidade local."

Sobre a Fundação ExxonMobil

A Fundação ExxonMobil é o principal braço filantrópico da Corporação Exxon Mobil nos Estados Unidos. A Fundação se envolve em uma série de iniciativas filantrópicas em áreas onde a empresa opera em todo o mundo, com foco estratégico na educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento no Projeto Área 4 da Bacia do Rovuma e irá liderar a construção e operação de futuras instalações de liquefação de gás natural.

Visite: www.exxonmobil.co.mz  ou curta nossa página no Facebook em www.facebook.com/ExxonMobilMocambique