ExxonMobil e Osuwela providenciam Formação em Robótica

Maputo, Moçambique – ExxonMobil Moçambique, Limitada em parceria com a Osuwela realizou o terceiro campeonato anual de Robótica na cidade de Maputo. O Campeonato testa as competências das 18 escolas participantes em Maputo, Gaza e Inhambane.
  • 260 alunos e 40 professores de 18 escolas receberam formação em robótica
  • Programa em execução em Maputo, Gaza e Inhambane

A competição é a etapa final de um programa integrado de Ciência, Engenharia, Tecnológica e Matemática (CTEM), projectado para desenvolver a resolução de problemas e habilidades sociais. Até à data, o programa formou 260 alunos e 40 professores nas províncias do sul de Moçambique. O programa envolve treinar os professores e ensinar os alunos a montar e programar os robôs para executar tarefas, incorporando os campos do pensamento crítico e resolução de problemas, bem como física e matemática.

A competição regional deste ano incluiu os campeões de 2022, a escola secundária de Laulane e as outras 11 escolas que competiram em 2022. Os recém-chegados ao programa CTEM 2023 são as escolas secundárias de Joaquim Chissano, Inhamissa e Chongoene da Província de Gaza e 25 de junho, 28 de janeiro e Malovocua da Província de Inhambane.

“O future de Moçambique esta nas mãos destes jovens capazes e talentosos e temos muito orgulho de apoiar o desenvolvimento deles.” disse Arne Gibbs, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “A educação CTEM é uma grande parte da estratégia comunitária global da ExxonMobil e procuramos proporcionar este tipo de iniciativas a mais estudantes em Moçambique.”

A escola vencedora, Escola Secundaria de Chongoene, da província de Gaza, irá participar na competição internacional de robótica realizada em Dallas, Texas, nos Estados Unidos da América, onde serão expostos a um nível mais elevado de treino rigoroso e competição.

"É uma honra testemunhar o crescimento e expansão deste programa, ano após ano.", afirmou Zeferino Martins, presidente da Osuwela. "Continuaremos a identificar oportunidades de crescimento para abraçar mais estudantes e equipar a futura geração de líderes com as habilidades necessárias para ter sucesso".

A ExxonMobil é uma das maiores empresas internacionais de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural. Para mais informações, visite o site: www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique

OSUWELA significa “conhecimento” em Makua

A OSUWELA é uma organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação em Ciência. Trabalha em estreita colaboração com o governo e a sociedade civil, através de projectos de valorização das áreas CTEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática –, transferência de conhecimento e multiplicação de conhecimento científico para o público escolar e a comunidade. O objectivo da OSUWELA é fortalecer a Educação Científica, formal e não formal, para que os estudantes - e a população em geral - possam olhar a Ciência de forma interessante e importante, bem como aplicar o conhecimento científico no dia-a-dia e sentir-se capaz de acompanhar o debate sobre assuntos científicos que acontecem nos dias de hoje.

A OSUWELA está ciente da importância das Mulheres na Ciência, cuja presença é cada vez menos visível em Moçambique. Para contribuir para a resolução destes problemas desenvolvemos actividades que promovem o interesse das mulheres pelas Ciências, a experimentação e a exploração da tecnologia. O objectivo é ter mais mulheres em cursos de CTEM e maior emprego em ciência e engenharia.