Area 4 Investe na Educação em Cabo Delgado

Maputo, Moçambique - ExxonMobil Moçambique, Limitada (EMML), em nome da Area 4 e do projecto Rovuma LNG, promove a educação em Cabo Delgado através de duas iniciativas que visam apoiar a excelência académica e formação vocacional com a abertura do ano lectivo.

  • Mais de 800 estudantes irão beneficiar da melhoria das instalações da Escola Primaria de Mandimba Palma no Distrito de Palma
  • 260 bolsas de estudos atribuídas a estudantes Universitários, TVET e Escolas Secundárias em Cabo Delgado

Em parceria com a ADPP, e em coordenação com os serviços distritais de Infraestrutura e Planeamento de Palma, Rovuma LNG construiu um bloco que consiste de salas de aulas, um bloco administrativo, e lavabos na Escola Primaria de Namdimba. Adicionou igualmente lavabos nas Escolas Primarias de Ncumbe e Bagala. O escopo desta iniciativa inclui alfabetização e numeracia de adultos; formação TRIOS (directores das escolas, professores e chefes das aldeias) e uma campanha de sensibilização com vista ao aumento de participação.

O projecto da Escola Primaria de Namdimba foi inaugurado pelo Governador da Província de Cabo Delgado, Dr. Valige Taubo, e o Director Geral da ExxonMobil em Moçambique, Arne Gibbs, em nome dos parceiros da Area 4 e do Rovuma LNG. A doação inclui igualmente a entrega de material escolar para os estudantes.

Igualmente, como parte do apoio continuo da Area 4 para com as iniciativas de educação na província de Cabo Delgado, a ExxonMobil em parceria com a ONG, Tsemba Life, para 270 bolsas de estudos para estudantes no ensino secundário, universitário bem como de formação vocacional. Os centros técnico-profissionais de Chiure, Balama e Montepuez irao receber 50 bolsas de estudos.

“No Rovuma LNG, nos acreditamos firmemente no poder transformativo da educação./ Estas iniciativas são chaves para a canalização continua de equidade social nas comunidade rurais, e no fortalecimento da fundação que ira permitir o desenvolvimento sustentável de Cabo Delgado.” disse Arne Gibbs, Director Geral da ExxonMobil Moçambique, Limitada. “Com estas iniciativas, os Parceiros da Area 4 irão trabalhar com os parceiros governamentais para garantir que a juventude de Cabo Delgado se torna cada vez mais competitivos no mercado emergente de trabalho.”

“O Governo Provincial de Cabo Delgado aplaude o trabalho continuo que a ExxonMobil e os parceiros da Area 4 fazem em prol da juventude de Cabo Delgado e em específico, os de Palma. A educação é um investimento no future da nossa provincial e na prosperidade futura bem como o progresso de Moçambique.” Disse o Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo.

A Área 4 é operada pela Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture detida pela ExxonMobil, Eni e China National Petroleum Corporation (CNPC), que detém uma participação de 70 por cento no Contrato de Concessão de Exploração e Produção da Área 4. Além da MRV, a Galp, a KOGAS e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos E.P. cada uma detém uma participação de 10 por cento na Área 4.

###

Sobre  a ExxonMobil
A ExxonMobil é a maior empresa internacional de energia de capital aberto, usa a tecnologia e inovação para ajudar com as crescentes necessidades de energia do mundo. Em Moçambique, a ExxonMobil detém uma participação indirecta de 25 por cento na Área 4 e liderará a construção e operação de futuras plantas de liquefacção de gás natural.

Para mais informações, visite o site www.exxonmobil.co.mz ou siga a nossa página de Facebook: https://www.facebook.com/ExxonMobilMocambique